segunda-feira

Asanas - Posturas do Yoga


* clique na imagem para ampliar

Asana é uma palavra Sânscrita (em devanagari आसनम्) que significa "sentar". São diversos os tipos de asanas entre os principais estão o padmasana, o bhadrasana, o vajrasana, o virasana e o svastikasana. No Yoga sutras de Patanjali se menciona a execução de asanas com o terceiro passo do Raja yoga.
Hoje em dia surgiu à interpretação dada como posição psicofísica do yoga. Pois, o estudo moderno do yoga tornou necessário se classificar diversas técnicas em uma única família.
A prática de asana desenvolve uma musculatura flexível, e ossos e tendões resistentes, bem como o massageamento de órgãos, e o equilíbrio das funções de diversas glândulas internas. A tradição indiana também enumera como benefício a melhoria do fluxo de prana (energia vital; qi em Chinês; ki em Japonês) para permitir o equilíbrio dos koshas, e fluxo de energia pelas nadis (Sistema circulatório energético).
O Asana deve ser firme e confortável. Ele não deve ser a causa de nenhum tipo de desconforto. Qualquer retesamento ou tensão observada no corpo deve ser conscientemente relaxada. Esta posição deve ser tão confortável que você possa ficar na mesma por um longo período. O Asana deve ser um esforço de corpo e mente. A sensação de se estar absolutamente relaxado é sinal de um asana perfeito. A respiração deve ser normal e ritmada, iniciada nas narinas, e terminada no abdômen e não se deve movimentar o tórax.
O período que um praticante se mantém estável no asana é denominado tempo de permanência, que é medido pela quantidade de respirações (inspiração, retenção e expiração) realizadas durante a realização do asana.

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário