quarta-feira

O Poder do Agora - Trechos do Livro de Eckhart Tolle



Não há dúvidas de que precisamos da mente e do tempo, mas no momento em que eles assumem o controle de nossas vidas, surgem os problemas, o sofrimento e a mágoa.
O futuro é um agora imaginado, uma projeção da mente. Quando o futuro acontece, acontece como sendo o agora. Quando pensamos sobre o futuro, fazemos isso no agora. Obviamente o passado e o futuro não têm realidade própria, a realidade deles é “emprestada” do agora. 
Onde quer que você esteja, esteja lá por inteiro. Se você acha insuportável o seu aqui e agora e isso lhe faz infeliz, há três opções: abandone a situação, mude-a ou aceite-a totalmente. Se você deseja ter responsabilidade sobre a sua vida, deve escolher uma dessas opções e deve fazê-lo agora. Depois, arque com as conseqüências. Sem desculpas. Sem negatividade. O estresse é causado pelestar “aqui” embora se deseje estar “lá”, ou por se estar no presente desejando estar no futuro. É uma divisãoque corta a pessoa por dentro. Criar e viver com essa divisão é insano. O fato de que todas as pessoas estão agindo assim não torna ninguém menos insano.
Seu objetivo está tomando de tal modo a sua atenção que o momento presente é apenas um meio para atingir um fim? Está consumindo a alegria das coisas que você faz? Você está esperando para começar a viver? Se você desenvolver este tipo de padrão mental, não importa o que você adquira ou alcance, o presente nunca será bom o bastante. O futuro sempre parecerá melhor. Uma receita perfeita para uma insatisfação permanente, você não acha? 
Todo momento é o melhor. Isso é iluminação.
 
(Eckhart Tolle - livro “O Poder do Agora”)
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário