segunda-feira

Elementos do Yoga


1 - Iama
Iama (yama) pode signficar controle ou disciplina, e está relacionada à ética moral qu forma a base da disciplina espiritual. É o primeiro item abordado por patanjali no caminho óctuplo, no Yoga Sutra. Excistem cinco iamas. O primeiro é o “não violência” (ahimsa) em pensamentos ações. A “veracidade” (satya) é o segundo, e se relaciona com a verdade interior. O terceiro é “não roubar” (asteya), e de alguma forma está ligado à não violência. O quarto iama é “castidade” (brahmacharya), e aborda o recolhimento interrior. O último é “ausência” de cobiça” (aparigraha) que desenvolve o desapego dos bens materiais.

2 - Niama 
o autocontrole, ou niama (niyama), está relacionado com o controle da energia psicofísica pela prática regular da disciplina moral. Seus elementos falam da vida interior: pureza (shauca), contentamento (samtosha), ascetismo (tapas), estudo (svâdhayâya) e devoção ao Senhor (ishvara pranidhâna). O niama harmoniza o relacionamento com as outras pessoas, com a vida em geral e com a realidade transcendental

3 - Ássanas (âsanas)
O significado mais comum de ássana (ãsana) é "postura", e em sua origem determinava posições estáveis para a meditação prolongada. Os seus exercícios fortalecem o corpo, dando mais agilidade e prevenindo principalmente doenças psicossomáticas. Desenvolve uma musculatura mais flexível, tendões e ossos mais resistentes, o equilíbrio de glândulas internas. Os exercícios são realizados respeitando o alinhamento das cadeias musculares, dessa forma proporcionando consciência do próprio corpo. O ás sana desbloqueia áreas de tensão que impedem o fluxo da energia vital (prana; prãna). Sempre que o fluxo não é adequado, pode provocar doenças. A prática regular de posturas gera estabilidade, saúde e leveza corporal.

4 - Pranaiama
O termo pranaiama (prãnãyâma] é composto por prâna (respiração, força vital) e âyâma (extensão), o que sugere o controle da respiração. Os exercícios respiratórios praticados nessa técnica de Yoga reeducam os músculos envolvidos na respiração, ampliando e melhorando a absorção do oxigênio. Eles atuam nas emoções produzindo equilíbrio interior. O pranaiama age diretamente sobre a nossa energia, aumentando-a e melhorando sua distribuição pelo corpo. A respiração representa a energia vital mais sutil do nosso corpo. Reter o ar é como se tivéssemos a capacidade de segurar o tempo, impedindo sua movimentação. Em muitas modalidades, essa técnica é a mais utilizada, pois ela leva o praticante a ter o controle da respiração: inspiração [púraka), retenção (kumbhaka) e expiração (recaka). Com a prática do pranaiama nossa respiração cotidiana é ampliada, e os músculos e órgãos envolvidos no processo são reeducados para que o padrão respiratório atingido se mantenha mesmo após a prática dos exercícios. O controle dessa força consegue colocar a mente em movimento ou em pausa. Muitos desses exercícios devem ser praticados com instrutor, pois precisam ser corrigidos.

5 - Pratiaara
O termo pratiaara (pratyâhâra) significa recolhimento e se relaciona com os sentidos. Com as práticas do Yoga, há o recolhimento dos sentidos, com o objetivo de se observar apenas as experiências, sem que o ego interfira no julgamento. O "não julgar" é que gera o aprendizado, pois ao recolher os sentidos a percepção do mundo interior é maior.

6 - Daraná
Daraná (dh.ãranã) significa "concentração". É o estado de atenção que integra todo o ser num único ponto e objetivo. Sua prática é importante para o processo de meditação. A concentração do praticante de Yoga é um estado de alta energia e constante estado de alerta, no qual a mente permanece imóvel, em equilíbrio com suas ondas

7 - Meditação
Praticar a meditação é aprender a esvaziar e unificar sistematicamente a consciência. A meditação nos oferece a oportunidade de nos conhecermos melhor, pois estamos sempre preocupados em conhecer o que está à nossa volta, e nos empenhamos pouco em conhecer o que está dentro de nós. Por meio da meditação, damos atenção a nós mesmos e descobrimos como funcionamos, quais são nossas reações diante do que nos cerca. O seu objetivo primário é ter consciência e nos familiarizarmos com a nossa vida interior. O final é o de alcançar a fonte da vida e da consciência. A sua prática, embora simples, requer bastante disciplina e regularidade.

8 - Samádi
O termo samádi (samãdhi] significa "êxtase" e é o absoluto estado de identidade com o momento presente, sem ligação com o passado ou futuro. Ele ocorre quando existe concentração suficiente. Há a tomada de consciência e depois a libertação. Por meio das práticas das diversas fases e tipos de êxtase, adquirimos o estado de identidade com o "si mesmo" ou de "ser-consciência".

http://www.espiritualismo.hostmach.com.br/yoga.htm 

Nenhum comentário:

Postar um comentário