segunda-feira

Yoga e Alimentação

A alimentação é um dos pilares do Yoga e de toda a vida em si. Deve-se lembrar que o alimento é a porta para uma vida saudável. Os Yogis recomendam uma dieta vegetariana, composta de grãos, leguminosas, frutas, vegetais, oleaginosas e sementes, e as refeições devem ser simples, naturais, frescas, coloridas e principalmente sempre feitas com muito amor.

Um Yogi não se torna vegetariano apenas por obrigação ou por culpa e, sim, por um processo natural de conscientização. A dieta Yogi busca trazer paz interior e encoraja o progresso espiritual. O principio conhecido como “Ahimsa”, ou seja, da “não-violência”, é o que faz um Yogi se tornar vegetariano, por razões de saúde, moral e espiritual. Para um Yogi a dieta é uma disciplina do corpo e da mente e deve estar de acordo com o principio espiritual que reverencia a vida, expressando assim o “Ahimsa”.

Na Índia, os alimentos são separados em três categorias ou ‘Gunas’: 1ª) Satívicos (sattvic – puros), 2ª) Rajásicos (rajasic – estimulantes) e 3ª) Tamásicos (tamasic – putrefatos).

É dito na Índia que os alimentos satívicos são saudáveis e, portanto, prolongam a vida. São saborosos e cheios de energia, purificam, fortalecem e eliminam a fadiga. Essa categoria promove a paz interior e conduz à prática da meditação. Os alimentos devem ser o mais naturais possível, de preferência orgânicos, não industrializados, não geneticamente modificados, sem conservantes, corantes e aromatizantes. Sempre que possível dar preferência a alimentos crus ou parcialmente cozidos.

Os alimentos Satívicos incluem: grãos como o milho, o trigo, o arroz integral e a aveia; as fontes protéicas vegetais como as leguminosas, as oleaginosas e as sementes; as frutas, pois contém diversos minerais, vitaminas e fibras; os vegetais como folhas e raízes, e outros como tomate, pepino, abobrinha, etc.; as ervas, para serem utilizadas como tempero e para o preparo de infusões; os adoçantes naturais como o melado de cana, o suco de maçã e o açúcar mascavo.

Os alimentos Rajásicos são evitados em uma dieta Yogi, pois eles estimulam exageradamente o corpo e a mente, perturbando o equilíbrio e causando estresse físico e mental. Fazem parte desta categoria a cebola, o alho, café, chás, alimentos muito salgados ou muito apimentados, os processados e fast-food, que acrescentam compostos químicos que estimulam o paladar como o glutamato monossódico.

Os alimentos Tamásicos também são evitados, pois fazem as pessoas ficarem pesadas, lentas e preguiçosas. Neste grupo incluem-se as carnes, peixe, ovos, alimentos fritos, alimentos enlatados e todos os alimentos intoxicantes como o álcool e frutas fermentadas. Também os cogumelos e o vinagre fazem parte deste grupo.

A seguir algumas orientações e dicas para uma dieta saudável do ponto de vista do Yoga, que recomenda que uma dieta balanceada e adequada deva ter uma quantidade de calorias suficientes para atividades do dia a dia de cada pessoa, conter uma grande variedade de alimentos de boa qualidade.

A água deve fazer parte da dieta, sempre em boa quantidade (2 litros/dia).

Mantenha-se calmo e em paz durante as refeições e observe o silêncio se você estiver sozinho.

Quando fizer as refeições junto com amigos ou familiares não discuta assuntos indesejáveis ou que traga conflitos. Não coma quando você estiver nervoso ou triste, pois a ansiedade a angustia e a raiva são sentimentos que irão refletir na sua forma de se alimentar e podem trazer sintomas gástricos.

Não coma alimentos muito quentes ou muito frios, evite extremos.

Coma pelo menos uma porção de alimentos crus em cada refeição. Os alimentos devem ser ligeiramente cozidos, pois quando cozidos demasiadamente, eles perdem a textura, o sabor e qualidade. Tente evitar tomar líquidos junto com as refeições.

Coma devagar, mastigue bem e lembre-se que a digestão começa na boca. Coma de 5 a 6 vezes ao dia e tente comer nos intervalos entre as refeições principais.

Tente não fazer refeições pesadas no jantar, evite comer arroz ou leguminosas nessa refeição, deixe esses alimentos para o almoço. Não pratique o Yoga imediatamente após se alimentar ou quando estiver com muita fome.

Faça as refeições pelo menos 3 horas antes do exercício ou coma algo leve, como uma fruta, antes da prática. Tente sentar em “Vajrasana” (sentar sobre os calcanhares) por 5 minutos após as refeições para melhorar a digestão. Coma moderadamente, não sobrecarregue o seu estômago.

O segredo da boa saúde é sempre estar com um pouco de fome. Enfim, coma para viver e não viva para comer.

Carlos Eduardo Souza é professor de Yoga, mestre Reiki, Músico e Filósofo.
e-mail: ceasyoga@yahoo.com.br

http://www.ativeg.org/index.php?option=com_content&view=article&id=239:yoga-e-alimentacao&catid=61:camile

Nenhum comentário:

Postar um comentário