domingo

O que é Yoga?


Por definição, Yôga é qualquer metodologia estritamente prática que conduza ao samádhi. Samádhi é o estado de hiperconsciência e autoconhecimento desenvolvido pelo Yôga. O samádhi está muito além da meditação. Para conquistar esse nível de megalucidez, é necessário operar uma série de metamorfoses na estrutura biológica do praticante. Isso requer tempo e saúde. Então, o próprio Yôga, em suas etapas preliminares, providencia um acréscimo de saúde para que o indivíduo suporte o empuxo evolutivo que ocorrerá durante a jornada; e provê também o tempo necessário, ampliando a expectativa de vida, a fim de que o yôgin consiga, em vida, atingir sua meta.

Os efeitos sobre o corpo, sua flexibilidade, fortalecimento muscular, aumento de vitalidade e administração do stress fazem-se sentir muito rapidamente. Mas para despertar a energia chamada kundaliní, desenvolver as paranormalidades e atingir o samádhi, precisa-se do investimento de muitos anos com dedicação intensiva.

Por isso, a maioria dos praticantes de Yôga não se interessa pela meta da coisa em si (kundaliní e samádhi). Em vez disso, satisfaz-se com os fortes e rápidos efeitos sobre o corpo e a saúde.

O Yôga ensina, por exemplo, como respirar melhor, como relaxar, como concentrar-se, como trabalhar músculos, articulações, nervos, glândulas endócrinas, órgãos internos etc. através de técnicas corporais belíssimas, fortes, porém que respeitam o ritmo biológico do praticante. A prática completa do SwáSthya Yôga compreende oito tipos de técnicas (mudrá, pújá, mantra, pránáyáma, kriyá, ásana, yôganidrá, samyama – iremos conhecê-las nas próximas semanas) que vão atuar em oito áreas distintas, promovendo um aperfeiçoamento multilateral.

Em termos de classificação, Yôga é uma filosofia. Filosofia de vida. Filosofia prática. Há 4 troncos e 108 ramos de Yôga, todos diferentes e muitos deles incompatíveis entre si. Por isso, quem se dedica a uma vertente não deve mesclá-la com outra. O Yôga teve sua origem há mais de 5000 anos na Índia, ou melhor, no território hoje ocupado por ela. De fato, essa nação ainda não existia. No tempo, situa-se há cinco mil anos. Culturalmente, localiza-se na civilização harappiana ou dravídica, que se expandiu a partir do Vale do Rio Indo.

Por isso, totalmente diferente de um simples exercício, praticar Yôga significa conhecer uma nova (antiga) possibilidade de estilo de vida, com mais longevidade e vitalidade. Trata-se, certamente, de uma cultura de bem-estar em relação ao mundo que lhe rodeia e em relação a si mesmo.


 acesse: www.uni-yoga.org, www.yogakobrasol.org e www.livrepensardoyoga.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário